Logo Farmaindex
Logo Farmaindex

Selecionar produto

Imagem do medicamento

Venocur fit263,2 mg 60 comprimidos revestidos de liberação retardada

Princípio ativo: Aesculus Hippocastanum l..

Fabricante: Abbott Laboratórios do Brasil LTDA

Classe: Vasoprotetores Sistêmicos

Tipo: Fitoterápico

Tipo de receita: Prescrição Branca Comum

Registro MS: 1055303570051

Preço máximo ao consumidor: R$ 99,26 / SP

Para que serve: Venocur Fit - 263,2 mg 60 comprimidos revestidos de liberação retardada, Para o tratamento de sintomas da insuficiência venosa, como sensação de dor e...

Bula do Venocur fit

Cada comprimido revestido de liberação retardada contém:
Extrato seco das sementes de Aesculus hippocastanum L.. 263,2 mg (padronizado em 50 mg/comprimido ou 19% de glicosídeos triterpênicos calculados como escina anidra.)

Excipientes: fosfato de cálcio dibásico; dióxido de silício (coloidal); copolímero metacrilato de amônio; citrato de trietila; polissorbato 80; povidona; crospovidona; estearato de magnésio; hipromelose; macrogol (4000); óxido de ferro vermelho; óxido de ferro amarelo; dióxido de titânio; talco, vanilina; sacarina sódica; dimeticona; dióxido de silício (alta dispersão); alfa-octadecil-omega-hidroxi-polioxietileno-5; ácido sórbico.
Para o tratamento de sintomas da insuficiência venosa, como sensação de dor e peso nas pernas, inchaço, câimbras e prurido, e fragilidade capilar (BLUMENTHAL, GOLDBERG, BRINCKMANN, 2000; WICHTL, 2004; ESCOP, 1997) .
VENOCUR® FIT (Aesculus hippocastanum L.) atua aliviando os sintomas característicos da insuficiência venosa, como a sensação de dor e de peso nas pernas, inchaço, câimbras e prurido (BLUMENTHAL, GOLDBERG, BRINCKMANN, 2000; WICHTL, 2004).
Proporciona aumento da resistência vascular periférica e melhora do retorno do fluxo venoso.

O tempo médio estimado para início de ação terapêutica é de 1 a 2 semanas.
Pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula não devem fazer uso do produto.

Este medicamento é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a escina ou a extratos de Aesculus hippocastanum e pacientes com insuficiência do fígado ou dos rins (MICROMEDEX, 2007).
Há indícios de que a absorção de escina seja maior em crianças, predispondo-as a uma maior toxicidade (FACHINFORMATION, 1995).

Este medicamento é contraindicado para uso por crianças.
Toxicidade relacionada aos rins e ao fígado foi relatada com o uso de preparados a base de Castanha-da-Índia (Aesculus hippocastanum) em pacientes propensos a este tipo de desordens (MICROMEDEX, 2007).

Embora não existam restrições, pacientes idosos só devem utilizar o medicamento após orientação médica.

Este medicamento não deve ser administrado juntamente com anticoagulantes orais, pois pode potencializar seu efeito anticoagulante (BLUMENTHAL, 2003).
Este medicamento pode interferir com a distribuição de outras drogas MICROMEDEX, 2007; BLUMENTHAL, 2003).

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Informe ao profissional de saúde todas as plantas medicinais, fitoterápicos e outros medicamentos que estiver tomando. Interações podem ocorrer entre medicamentos e plantas medicinais e mesmo entre duas plantas medicinais administradas ao mesmo tempo.
VENOCUR® FIT (Aesculus hippocastanum L.) deve ser conservado em temperatura ambiente (15-30ºC) e protegido da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas:
VENOCUR® FIT (Aesculus hippocastanum L.) apresenta-se como comprimido arredondado, marrom-alaranjado.

Após aberto, válido por 24 meses.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
USO ORAL/ USO INTERNO

Ingerir 1 comprimido de VENOCUR® FIT (Aesculus hippocastanum L.) 2 vezes ao dia, com um pouco de líquido pela manhã e à noite (obedecendo ao intervalo de 12 horas entre as 2 doses diárias), antes das refeições ou a critério médico.

A dose diária não deve exceder 2 comprimidos.

Cada comprimido revestido de liberação retardada de VENOCUR® FIT contém 50 mg (19%) de glicosídeos triterpênicos calculados como escina anidra.

Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via, que não a oral, pode causar a perda do efeito esperado ou mesmo promover danos ao seu usuário.

Após a ingestão do medicamento a dose liberada em 1 hora deve ser menor ou igual a 30% e a dose liberada em 3 horas deve ser maior ou igual a 70%.

A duração do tratamento deve ficar a critério do médico prescritor

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retomar a posologia sem a necessidade de suplementação.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Após ingestão do medicamento pode ocorrer, em casos isolados, pruridos, náuseas e desconforto gástrico (BLUMENTHAL, GOLDBERG, BRINCKMANN, 2000; WICHTL, 2004).. Raramente pode ocorrer irritação gástrica e refluxo (BLUMENTHAL, 2003).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Se ingerido em altas doses este medicamento pode causar vômitos, diarréia, fraqueza, contrações musculares, dilatação da pupila, falta de coordenação, desordem da visão e da consciência (DERMARDEROSIAN, BEUTLER, 2008)..

Em caso de superdosagem, suspender a medicação imediatamente. Recomenda-se tratamento de suporte sintomático pelas medidas habituais de apoio e controle das funções vitais.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Informações do medicamento extraídas manualmente da ANVISA

Cadastre-se e receba nossas novidades por e-mail