Imagem do medicamento

Ossotrat-d600mg + 200ui 60 comprimidos revestidos

Princípios ativos: Carbonato de Cálcio, Colecalciferol.

Fabricante: Cellera Farmacêutica S.a.

Classe: Produtos A Base de Cálcio

Tipo: Similar

Via de administração: Oral

Tipo de receita: Isento de Prescrição Médica

EAN: 7893454212012

Registro MS: 1044001210014

Para que serve: OssotraT-D - 600mg + 200ui 60 comprimidos revestidos, Este medicamento é indicado na prevenção e tratamento da desmineralização óssea pré e pós-menopa...

Carregando...

Carregando...

Ossotrat-d como funciona?

Ossotrat-D® é um suplemento à base de cálcio e vitamina D3 para auxiliar na prevenção e tratamento da osteoporose.
A presença de vitamina D3 auxilia na absorção do cálcio pelo organismo.
O cálcio é um mineral necessário para diversas funções orgânicas como por exemplo, a formação dos ossos e dentes, a coagulação sanguínea, contratilidade muscular, função nervosa e também nos sistemas de transporte da membrana celular, e desempenha um importante papel no metabolismo ósseo, regulando a absorção e o transporte transcelular do cálcio.
A vitamina D3 necessária para os humanos geralmente é obtida por meio da exposição da pele à quantidade suficiente de luz solar. Ela auxilia na absorção de cálcio pelos ossos. Se não há uma exposição regular ao sol ou se a alimentação é deficitária em vitamina D3, poderá não ocorrer uma absorção regular de cálcio.
Portanto, nestes casos, é recomendável a suplementação alimentar com vitamina D3.
As alterações nesse metabolismo refletem-se no tecido ósseo, uma vez que o cálcio do esqueleto está em equilíbrio constante com o plasmático. Desta forma, a mineralização normal dos ossos depende da quantidade total de cálcio no organismo.
Aproximadamente 1/5 a 1/3 da dose de cálcio administrada por via oral é absorvida no intestino, dependendo da presença de, por exemplo, fatores dietéticos, pH e presença de vitamina D3. A absorção de cálcio aumenta quando há deficiência de cálcio ou quando o paciente está sob dieta de baixo conteúdo de cálcio. A excreção ocorre principalmente nas fezes e, em menor grau, na urina. O cálcio atravessa a placenta e também é excretado no leite materno.
As necessidades nutricionais de cálcio e vitamina D3 variam de acordo com a idade e são estabelecidas e padronizadas. A tabela abaixo relaciona a ingestão diária recomendada (IDR) pelo Ministério da Saúde do Brasil de cálcio e vitamina D3:

cálcio (mg) vitamina D3 (UI)
Adultos 1000 200
Gestantes 1200 200
Lactantes 1000 200

Ossotrat-d superdosagem

No caso de dosagem excessiva, podem surgir reações gastrintestinais e sinais e sintomas de hipercalcemia, anorexia (diminução do apetite), náuseas, vômitos, constipação, dor abdominal, sede, secura na boca, poliúria e, em casos mais graves, confusão mental, coma e arritmias cardíacas.
Conduta na superdosagem: interrupção do tratamento na hipercalcemia severa, instituir infusão de solução de cloreto de sódio, diurese forçada e fosfato oral e, na hipercalcemia grave, tratamento hemodialítico, diurese forçada e terapia de suporte.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Cadastre-se e receba nossas novidades por e-mail