O que são Medicamentos Especiais
Medicamentos Especiais ou Medicamentos de Alto Custo são aqueles destinados ao tratamento de patologias como Cânceres, Doenças Reumatológicas, Doenças Hematológicas, Infertilidade, Reprodução Humana e Doenças Raras, que não constam da listagem de medicamentos essenciais do Ministério da Saúde, e, cuja complexidade do tratamento exige emprego de tecnologia de ponta em seu processo produtivo.
Medicamentos Especiais, são medicamentos complexos, e, em sua grande maioria de estrutura química bastante delicada, o que exige de quem os armazena e transporta, cuidados especiais.
Esses cuidados especiais são traduzidos como maior atenção no manejo durante o transporte (não balançar muito as embalagens) e controle de temperatura, a qual deve ficar entre 15 e 30 ºC quando esses medicamentos não requerem refrigeração, e, entre 02 e 08 ºC quando há necessidade de manter a substância ativa preservada pela manutenção do resfriamento do produto. Nota-se que essa margem de temperatura deve ser mantida e preservada na faixa descrita; é o que usualmente nos referimos como cadeia fria, ou seja, caso o medicamento seja de cadeia fria (temperatura de transporte e armazenamento entre 02 e 08 ºC), a faixa de temperatura DEVE de ser respeitada (até mesmo no domicílio do paciente), caso haja falha na cadeia fria (em qualquer etapa dela: da porta do laboratório até a geladeira de quem fará uso), o medicamento deve ser desprezado.
As empresas que comercializam este tipo de medicamento devem ter uma estrutura que favoreça a manutenção do produto, além de um serviço de transporte equipado para que ele possa ser levado para outros lugares sem problema algum.
O que diferencia um Medicamento Especial dos demais, é o valor (preço) desses medicamentos, bem maiores que os dos demais medicamentos; essa é uma das razões pelas quais, não se encontra esses medicamentos em Drogarias comuns .
Farmacêutica
Gisele Sakamoto Sekino
CRF/RJ: 7618