Bula do Canabidiol Mantecorp Farmasa

Mantecorp Indústria Química E Farmacêutica S.a.

Qual a composição Canabidiol Mantecorp Farmasa?

Cada mL da solução contém:
Canabidiol .... 23,75mg
Excipientes: .... q.s.p. 1mL
(triglicerídeos de cadeia média e palmitato de ascor- bila)

Contém menos de 0,2% de THC.
Cada 1 mL da solução corresponde a 30 gotas.
Cada 1 gota equivale a 0,8mg de canabidiol.

Para que Canabidiol Mantecorp Farmasa é indicado?

Este produto não substitui o uso de medicamentos registrados.
Este produto não possui eficácia e segurança ava- liada pela Anvisa.
Este produto não possui os estudos clínicos com- pletos que comprovam a sua eficácia e segurança. Há incertezas quanto à segurança à longo prazo do uso dos produtos de Cannabis como terapia médica.
O uso do produto de Cannabis é admitido quando há uma condição clínica definida em que outras opções de tratamentos estiverem esgotadas e que dados científicos sugerem que a Cannabis pode ser eficaz.
Durante o uso do produto, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas ou realizar atividades que impliquem em riscos para si e para terceiros, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Quando não devo usar Canabidiol Mantecorp Farmasa?

Pacientes com histórico de hipersensibilidade e aler- gia a qualquer um dos componentes da fórmula não devem fazer uso deste produto. Nesse caso, desconti- nuar o uso e consultar o médico.
Pacientes com histórico de psicose devem discutir esta opção terapêutica previamente com o médico.

Atenção: Risco para Mulheres Grávidas e Lac- tantes.

Mulheres grávidas ou amamentando não devem utilizar este produto, já que não há estudos que possam garantir a segurança nessas situações. Este produto não deve ser utilizado em crianças menores de 2 (dois) anos de idade.

O que devo saber antes de usar Canabidiol Mantecorp Farmasa?

Este produto deve ser utilizado exclusivamente por via oral.

Este produto é contraindicado a pacientes com his- tórico de dependência química a drogas de abuso e álcool.

Informe ao seu médico se você fez ou faz uso re- creativo de Cannabis, uma vez que quantidades pré- existentes de CBD e THC circulantes na corrente sanguínea podem acarretar o surgimento de efeitos adversos. Caso os sintomas persistam ou piorem, ou apareçam reações indesejadas não descritas na emba- lagem ou neste folheto informativo, interrompa seu uso e procure orientação do profissional de saúde.

Durante a utilização do produto de Cannabis, o pa- ciente não deverá ingerir bebidas alcoólicas.

O uso concomitante de produtos de Cannabis com outros depressores do SNC ou com bebidas alcoóli- cas pode aumentar o risco de sedação e sonolência.

É recomendada a supervisão médica do paciente com monitoramento com Eletroencefalografia - EEG e monitoramento plasmático periódico dos fármacos antiepiléticos quando administrados concomitantemente com este produto, de modo a avaliar se estão dentro dos níveis terapêuticos, uma vez que podem ocorrer interações na medicação básica do paciente.

Este produto não deve ser utilizado por período su- perior ao indicado, ou continuamente, a não ser por orientação médica.
Informe ao seu médico se você utiliza medicamentos de uso contínuo, assim como todas as plantas medici- nais e fitoterápicos que estiver tomando.

Interação com alimentos
O canabidiol é lipofílico e sua absorção pode ser al- terada em função do tipo de alimento, principalmente alimentos muito gordurosos. Dessa forma, recomen- da-se administrar o Canabidiol Mantecorp Farmasa 23,75mg/mL com pouca variação no consumo ali- mentar para não alterar a biodisponibilidade do pro- duto no organismo.

Interação com exames laboratoriais
Até o momento não são conhecidas interferências do uso de Produtos de Cannabis em exames laborato- riais.

Interação com medicamentos
Este produto pode apresentar interações com fárma- cos metabolizados pelo fígado, especificamente pela via do citocromo P450, das diversas classes terapêu- ticas que têm seu metabolismo associado às enzimas CYP2C19 e CYP3A4, entre eles: fenobarbital, val- proato, primidona, clobazam, n-desmetilclobazam, topiramato, zonizamida, eslicarbazepina, rufinamida. O canabidiol pode reduzir a eficácia de contracepti- vos orais.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar Canabidiol Mantecorp Farmasa?

Conservar em temperatura ambiente (15°C a 30°C). Proteger da luz e calor. Nessas condições, o prazo de validade do produto é de 24 meses após a data de fabricação, conforme indicado na embalagem.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use o produto com prazo de validade vencido. Para sua segurança, guarde o produto em sua em- balagem original.
Após aberto, válido por 30 dias.
MANTENHA FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS.

O Canabidiol Mantecorp Farmasa 23,75mg/mL se apresenta como uma solução oleosa, de cor marrom claro e odor aromático. Antes de usar, observe o as- pecto do produto. Caso ele esteja no prazo de vali- dade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se você poderá utilizá-lo.

Atenção: se for viajar levando este produto, por precaução leve junto a receita médica, pois ele pode ser ilegal em outros países. Consulte a situação legal deste produto no país de destino antes de viajar.

Não descarte este produto no meio ambiente, esgoto, vaso sanitário ou lixo doméstico. O descarte do con- teúdo vencido ou não utilizado do produto deverá ser realizado apenas em locais de descarte identificados. Procure o ponto de descarte mais próximo.

Como devo usar Canabidiol Mantecorp Farmasa?

Administrar por via oral, com auxílio do conta-gotas, preferencialmente após as refeições.
Para administrar esse produto:
Canabidiol Mantecorp como usar 1
Canabidiol Mantecorp como usar 2
Canabidiol Mantecorp como usar 3
Canabidiol Mantecorp como usar 4
Canabidiol Mantecorp como usar 5
Canabidiol Mantecorp como usar 6
Canabidiol Mantecorp como usar 7
Posologia
A literatura cita a administração de Canabidiol em doses entre 2,5 e 25mg/kg/dia, sendo a dose aumen- tada gradualmente. No entanto, o médico deve definir a dose a ser administrada com base na resposta clíni- ca favorável e tolerabilidade ao produto de Cannabis, sendo necessário monitoramento periódico das fun- ções hepáticas. Caso seja necessária a interrupção da utilização do produto, recomenda-se que a dose seja reduzida gradativamente, e não abruptamente.

Idosos
O ajuste de dose para essa população deve ser rea- lizado conforme orientação médica, sendo esperado uma dose máxima menor do que a dose usualmente empregada para pacientes mais jovens.

Pacientes com distúrbios hepáticos
Este produto deve ser administrado com cautela em pacientes com comprometimento da função hepáti- ca, sendo recomendado o monitoramento periódico, bem como a avaliação de outros medicamentos que possam ter seu nível sérico alterado pela coadminis- tração.

Reações provenientes da retirada ou interrupção de uso
Este produto deve ser retirado gradualmente, porém, se a retirada for necessária devido a um evento ad- verso, a descontinuação rápida pode ser considerada, sempre sob orientação médica. Não interrompa o uso sem o conhecimento do seu médico.

Este produto é de uso individual, é proibido pas- sar para outra pessoa.
Este produto deve ser usado somente conforme orientação médica.
Não exceda o uso indicado pelo prescritor

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Canabidiol Mantecorp Farmasa?

Caso se esqueça de tomar uma dose, tome-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do ho- rário da próxima dose, espere por este horário. Não administre este produto em dobro para compensar doses esquecidas. Em caso de dúvidas, procure orien- tação do seu médico.

Quais os males que Canabidiol Mantecorp Farmasa pode causar?

Os efeitos adversos mais frequentes descritos com o uso de Produtos de Cannabis são: alteração do apetite, aumento das transaminases, fadiga, mal- estar, erupção cutânea, infecções gerais, tontura, boca seca, dor de cabeça, diarreia, náuseas, bradicar- dia, hipotensão, vasodilatação (central e periférica), sonolência ou insônia, paranoia, psicose, euforia e alteração da percepção da realidade.
Informe ao seu médico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do produto.

Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sis- tema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa.

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior que a indicada para Canabidiol Mantecorp Farmasa?

Em casos de superdosagem, o tratamento deverá ser sintomático e de suporte.
Em caso de uso de grande quantidade deste pro- duto, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou o folheto informativo, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Cadastre-se e receba nossas novidades por e-mail