Logo Farmaindex
Logo Farmaindex

Bula do ALBISTIN

Qual a composição ALBISTIN?

Cada drágea contém:

Nistatina.. 500.000 U.I.
Excipiente q.s.p.. 1 drágea

Excipientes: lactose monoidratada, manitol, povidona, álcool etílico, celulose microcristalina, estearato de magnésio, opadry clear YS-1-7006, dióxido de titânio, talco, corante vermelho laca nº 40, corante amarelo tartrazina laca, corante azul indigotina laca, cloreto de metileno e álcool isopropílico.

Para que ALBISTIN é indicado?

ALBISTIN drágea é indicado para o tratamento de candidíase intestinal.

Como ALBISTIN funciona?

A nistatina age no combate a fungos sensíveis a este medicamento, principalmente sobre Candida sp, mas é também ativa contra Aspergillus sp, Coccidioides immitis, Cryptocossus neoformans, Histoplasma capsulatum, Blastomyces dematitidis e outras leveduras e fungos.

A nistatina liga-se à parede das células dos fungos sensíveis e a altera, causando a sua destruição. A nistatina não apresenta atividade sobre bactérias, protozoários ou vírus e não age sobre a flora normal do intestino.

A nistatina proporciona uma terapia específica para todas as formas localizadas de candidíase. O alívio sintomático é rápido, ocorrendo frequentemente dentro de 24 a 72 horas após o início do tratamento. A cura é efetuada tanto clinicamente quanto micologicamente na maioria dos casos de candidíase localizada

Quando não devo usar ALBISTIN?

Este medicamento é contraindicado em pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer dos seus componentes.

O que devo saber antes de usar ALBISTIN?

Advertências

A nistatina não deve ser usada no tratamento de infecções fúngicas sistêmicas, já que não é absorvida pelo trato gastrointestinal.

Precauções

Não foram feitos estudos de longo prazo para avaliar o potencial teratogênico, carcinogênico e mutagênico da nistatina, nem sobre a fertilidade em machos e fêmeas.

Não houve relatos de que o uso de nistatina por via oral por mulheres grávidas aumente o risco de anormalidade fetais ou que afete o crescimento posterior desenvolvimento e a maturação funcional da criança.

Todavia, como a possibilidade de risco não pode ser determinada, seu uso deve ser restrito aos casos de real necessidade curativa.

Se você estiver grávida, utilize ALBISTIN apenas após a prescrição do médico, pois ele estabelecerá se os benefícios para a mãe justificam o risco potencial para o feto.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Lactantes

Não é conhecido se a nistatina é excretada no leite humano. Deve-se ter cautela quando a nistatina for prescrita a lactantes.

Uso por idosos

Não há recomendações especiais para pacientes idosos.

Interações medicamentosas

Não há relatos de interações com medicamentos ou alimentos.

Interferência em exames laboratoriais

Não existe referências sobre alterações relevantes em exames laboratoriais após utilização adequada na nistatina.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar ALBISTIN?

Você deve manter ALBISTIN drágea em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

ALBISTIN drágea de coloração marrom isenta de partículas estranhas.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”

Como devo usar ALBISTIN?

O tratamento usual é de 1 ou 2 drágeas (500.000 UI a 1.000.000 UI de nistatina) 3 ou 4 vezes ao dia. O tratamento geralmente deve ser continuado pelo menos 48 horas após o desaparecimento dos sintomas e a negativação das culturas a fim de evitar recidivas.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar ALBISTIN?

Se você esqueceu de tomar ALBISTIN drágea no horário pré-estabelecido, procure seu médico.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

Quais os males que ALBISTIN pode causar?

A nistatina geralmente é bem tolerada por todos os grupos de idade incluindo crianças debilitadas, mesmo em terapia prolongada. Grandes doses orais tem ocasionalmente produzido diarreia, distúrbios gastrintestinais, náuseas e vômitos. Erupções cutâneas: incluindo urticária raramente foram relatadas. Síndrome de StevensJohnson: foi muito raramente relatada.

“Este produto contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico”.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior que a indicada para ALBISTIN?

Doses orais de nistatina excedendo cinco milhões de unidades (5.000.000 UI) podem causar náuseas e distúrbios gastrointestinais. Não há relatos de efeitos tóxicos graves ou de superinfeções.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.

Cadastre-se e receba nossas novidades por e-mail